
HISTÓRIA
Fundação da Igreja Pentecostal Refúgio em Cristo
e
Conselho Ministerial Refúgio e Fortaleza
O Bispo Ronalde Ribeiro de Souza, ao ouvir uma mensagem que dizia que muitos pastores eram continuadores de igrejas, mas na verdade nunca tinham fundado uma Igreja, e não sabiam o que era ver um trabalho nascer em suas mãos, ficou muito impactado, pois apesar de ter no campo missionário, ajudado a nascer muitas igrejas e de também ter sido pastor de tantas outras, chegando até a condição de presidente de campo, realmente nunca tinha experimentado tal coisa.
Ainda meditando sobre esta palavra, começou a orar para saber se Deus aprovava a decisão que começava a nascer em seu coração de iniciar uma obra do nada, confiando inteiramente no Senhor da Seara.
Após período de oração, onde teve por várias maneiras a confirmação do Senhor, partiu para o Bairro de Bangu - Rio de Janeiro para procurar um local onde seria erguido o Altar do Senhor. Contando com a sua família, e alguns irmãos que sentiram o mesmo desejo.
Com este sentimento, aos sete dias do mês de março do ano de dois mil e quatro, ele se reuniu com sua família mais uns poucos irmãos, na Rua Rio da Prata 1200 Bangu, Rio de Janeiro para o seu primeiro culto de adoração a Deus.
Assim, Deus começava a operar através de uma nova Visão, onde, sobretudo começou a serem recebidos neste local aqueles que estavam sedentos de Deus e de um Refúgio.
A igreja surgiu com um forte apelo Missionário, pois esta sempre foi à chamada desse homem de Deus.
As incompreensões, acusações e invejas foram muitas, contudo as bênçãos, e a aprovação de Deus logo se fez presente, pois só Deus conhece os corações dos homens e ele conhecia os pensamentos e intenções do Pastor Ronalde.
O crescimento da Igreja foi surpreendente. Não aconteceu um batismo que não houvesse candidatos.
Hoje já conta com varias Refúgio em Cristo no Rio de Janeiro e em cinco Estados e duas Refúgio em Cristo na Suiça.
Os Ministros, através de seus vários pastores, decidiram que o fundador deste importante Ministério deveria ser aclamado Bispo, e assim aconteceu, se tornando o Pastor Ronalde Ribeiro o primeiro Bispo da denominação.
Com o crescimento do Ministério o Bispo Ronalde Ribeiro, viu a necessidade de passar a direção da igreja Sede, e criar o Conselho Ministerial Refúgio e Fortaleza - CMRF que passou a gerir todas as Igrejas Refúgio em Cristo, bem como, o Instituto Bíblico Balsamo de Gileade o Centro Social e Cultural Refúgio e Fortaleza e o CAO-DM.
A divisa das Igrejas Refúgio em Cristo e do Ministério Refúgio e Fortaleza passou a ser "EM DEUS FAREMOS PROEZAS".